Porque hoje é sábado Postado por Tião Lucena,




Tudo tem um limite, até a tolerância.E essa da transposição do Rio São Francisco ultrapassou todos os limites. O Nordeste poderia estar com seus açudes cheios, com seus rios perenes, com a terra molhada e nadando em fartura, se a transposição estivesse concluída – e era para estar desde 2012. E até nisso houve roubo, corrupção, propina, tôco, safadeza. Não pode continuar. De onde se espreme, sai pus. Temos que retirar o carnegão para matar o tumor.
**
Tudo certo, tudo pronto, prego batido e ponta virada: o lançamento do meu livro em Bananeiras será na próxima sexta, dia 18, no Espaço Cultural local,a partir das 19 horas. O prefeito Douglas Lucena convidou-me para fazer este evento na sua cidade e o farei com muita alegria, pois Bananeiras virou meu xodó faz tempo.
**
Faltam 3 mil reais para o busto de Augusto dos Anjos retornar ao seu pedestal na Galeria que leva seu nome, no centro da cidade. A Prefeitura contratou um restaurador para recuperar o busto, o rapaz cobrou os 3 mil, a Prefeitura não pagou e o restaurador fincou pé:só devolve a estátua depois de receber o dinheiro.
**
Bateu saudades da Fava do Bosco, da Rabada do Noé, do Grande Ponto de Seu João, da Cantina do Camões, da Fava da 13 de Maio, da sopa do 2113, da lanchonete de Zezinho do Botafogo, do Bar do Grego, do Woodstock, do Bar de Raul, da Galinha de Nazaré e do Braseiro Continental.
**
E lá em Princesa, saudades mil do Bar do Peixe de Dona Maria do Ó,do Bar de Joca Fernandes com as suas tertúlias poéticas, do Bar de Mirô e dos seus preços mirabolantes, da boate de Mirabô e das suas noites dançantes,do corêto da Praça Zé Nominando, da Bodega de Luizinho de Calu, do vozeirão de Seu Diolindo na sua bodega de esquina no Cancão, da Padaria de Rafael Rosas, da sinuca de Zé Marreta, do Bar de Estrela, do cabaré de Estrela, de Toinha Baú, de Rita Quarto de Bode, de Pipoca, de Pichuita, de Lindalva, de Lurdes Branca, de Socorro Rouca, de Bola,de Espedita de Aderbal, de Lurdes de Zé de Totô e das irmãs Palmira e Zulmira.
**
Todas elas, acima de qualquer suspeita.
**
E agora lá se vão meus abraços para Aldo Lopes de Araújo, Norman Lopes,Mitonho de Mourão, Elenildo Arruda,Eduardo Abrantes, Ivo de Lindolfo, Richomer Barros,Romulo Rosas, Manoel Marrocos Filho, Nicinha de Zezim Ourives, Telma Patriota,Edna Lima, Socorro Paiva, Socorro Messias, Maria José Campos, Batista e Raimundo Campos,Monica Barros, Lurdes de Camilo e Anita de Zé Marreta.
**
Esta também está no meu novo livro:
Ramalhetes de flores foram colocados pelo deputado Antonio Nominando Diniz na mesa das taquígrafas da Assembléia, uma maneira de homenageá-las pela passagem do seu dia.
Na tribuna, exaltado, o udenista Joacil de Brito Pereira fazia contundente discurso contra o PSD. Raymundo Asfora tirou algumas flores da mesa de taquigrafia e levou para o orador, que explodiu:
-Senhor presidente, eu não admito palhaçada.
Nominando Diniz levantou-se e abriu a seguinte questão de ordem:
-É a primeira vez, senhor presidente, que vejo alguém protestar por receber flores.

Porque hoje é sábado - Tião Lucena



A pergunta que faço é a seguinte: Quando não tiver mais de onde tirar água, como vão se virar os donos de carros pipas que abastecem as cidades do interior nesse período de seca terrível? Porque tudo está secando e não se tem notícia de chuvas no céu. A coisa está feia, muito feia, aliás,horrorosa.
**
João Pessoa é a única cidade da Paraíba que tem água sobrando. Depois dela, Santa Rita com seus mananciais de água mineral. O restante está do pau pru bagaço. Na minha Princesa, que outrora se gabava de ter quatro açudes, hoje não há água nem pra lavar os pratos.
**
No caso de Princesa, deve ser castigo. A cidade tinha um grande açude, o Jatobá, que morreu de inanição.Suas margens foram invadidas por casas, sítios e mansões. O açude foi encolhendo. Nas trilhas dos riachos, donos de terras construíram pequenos açudes e o Jatobá ficou sem riacho para abastece-lo.
**
Sem contar com o fato do açude mais antigo, o Ibiapina,ser transformado em desaguadouro da merda da cidade, já que recebe os despejos das fossas dos moradores dos bairros situados nas suas margens.
**
Pinguela não é viaduto,no máximo dos máximos, é ponte de pequeno porte. Esse povo não perde a mania de tentar chamar a população de idiota.
**
Para quem vai viajar neste feriadão de Nossa Senhora de Aparecida, celebrado nesta segunda-feira (12), o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) reforça a importância dos motoristas se planejarem. Além da manutenção do veículo, os cuidados físicos, psicológicos e o uso da direção defensiva podem evitar acidentes e proporcionar uma viagem mais segura.
**
Segundo o chefe de Policiamento do Detran, Ricácio Cruz, antes de sair de casa é importante o motorista garantir que está levando o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) e carteira nacional de habilitação, dentro da validade. “Além disso, é preciso conferir o estado de conservação do carro ou motocicleta e, por essa razão, é aconselhável fazer uma revisão no veículo para ter certeza de que pneus, freios, equipamentos de sinalização, limpador de pára-brisa e o óleo do motor estão em dia”.
**
Do senador Cássio Cunha Lima sobre o aniversário de Campina Grande, a ser comemorado neste domingo: “Sempre preconizei o meu amor por Campina Grande. Já disse que eu poderia suportar, talvez, as piores provações da vida: fome, sede, solidão, fracasso e perdas dolorosas, mas não suportaria um único dia no qual a convicção do meu amor por Campina, e de Campina por mim, fraquejasse”.
**
O amor é lindro.
**
Maranhão anuncia que será candidato à reeleição como presidente do Diretório Estadual do PMDB,mas espera ser candidato único, de consenso. E quem é doido pra enfrenta-lo sabendo que vai perder?
**
E agora meus abraços vão pra Cida Lobo, Dada Novais, Nilda Gondim, Niani Lucena, Dorinha, Neci e Nininha Lucena,Maria José Rocha,Cacilda Lucena, Aparecida Ramos,Livania Farias,Ana Claudia Vital do Rego, Rita de Chico Pinto, Nelia Madeiro, Marta Ramalho,Lia da Luz, Adriana Marques, Tania Marques, Auxiliadora Marques, Maria Lucena Lopes, Roseana Meira, Camila Toscano, Edna Henriques e Wanderleia Gadi.
**
E agora, algumas frases sobre políticos... corruptos:
Os pobres não foram feitos para a política, mas para sustentar o poder dos políticos.
Ilário Dias Cardoso Filho
Não entendo como é que alguns optam por corrupção, onde há tantas maneiras legais de ser desonesto.
Brenon Salvador
A politica não é corrupta, os políticos são.
Thiago Cinti
A política brasileira é lamentável. Não se encontra um político honesto e aqueles que assim são raramente chegam ao poder e se conseguirem duas saídas lhes restam: Sucumbir à corrupção ou serem destruídos pelos desonestos.
Mário Pereira Gomes
Eu odeio toda a política. Eu não gosto de nenhum partido político. A pessoa não deve pertencer a eles - deve ser um indivíduo, de pé no meio. Qualquer pessoa que pertence a um partido pára de pensar.
Ray Bradbury
O preço por não se discutir religião e politica é ser enganado por falsos pastores e políticos corruptos.
Dennis Heiderich
A corrupção política é apenas uma consequência das escolhas do povo.
Laércio Monteiro
A corrupção é o fruto podre da nossa indiferença política.
Miral Pereira dos santos
A política brasileira está de tal modo contaminada pela corrupção que o próprio eleitor sente que erra todas as vezes que vota, independente do candidato escolhido.
Bruno Resende Ramos
Há muito tempo deixei de idolatrar qualquer coisa ou pessoa, parei de acreditar na política corrupta, não permito que me comprem a preço algum, jamais permitirei que me manipulem, pois eu tenho a capacidade de saber e distinguir tudo aquilo que me agrada ou não.
Rosângela Aparecida Ribeiro
POLITICA É SUJA...E NESSE CHIQUEIRO RESTA AOS TOLOS PORCOS QUE SE MORDAM AS MIGALHAS DA CORRUPÇÃO....
ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA(NENE POLICIA)
Se a política gerasse calos nas mãos como num pedreiro, não haveria corrupção.
Ronaldo Borges

A morte de Paulo Brandão - Tião Lucena



Já falei sobre a morte de Paulo Brandão, o jovem empresário do Sistema Correio da Paraíba assassinado com mais de 20 tiros num distante 1984. Volto a falar, depois de ouvir Camilo Macedo contar que foi o primeiro, e talvez o único, a ver Paulo Brandão dar o último suspiro.

Como já disse, e se não disse, digo agora, somente no dia seguinte ao crime soube da morte de Paulo. Nesse tempo trabalhava no Correio e me dirigia ao jornal, quando o rádio do carro informou sobre o local do velório e a hora do enterro. Tive um choque, corri para o Sistema, a Rua Pedro II onde o jornal funciona até hoje estava lotada de gente do povo e de autoridades.

E o que Camilo contou? Melhor transcrever o que ele me disse:
“Era 13 de dezembro de 1984 - Havia comprado uma moto na cidade do Recife, ao retornar, já no distrito industrial de João Pessoa, observei um cidadão que vagava circulando um veiculo, que parecia sinistrado. Incontinente, parei a moto, e corri em socorro das possíveis vitimas.

Mataram Dr. Paulo!, alguém gritou. Naquele instante não liguei as pessoas, corri pela porta direita, e vi Paulo Brandão um pouco curvado para o banco do passageiro, completamente ensangüentado.

Um revolver dormia numa cartucheira pregada na perna direita. Seus óculos em aro, pendiam em seu rosto, preso apenas por uma das pernas. Retirei um pequeno cordão de ouro do seu pescoço e o entreguei ao cidadão que já havia se identificado como vigia da fabrica. Pessoas se aglomeravam em torno do sinistro.
De pronto perguntei: Foi acidente ? O homem me respondeu assustado, não !
Tiramos seu corpo imóvel do veiculo, deitando-o ao solo.

Lembrei de ligar para Luiz Otavio, peguei a moto e corri para o Posto da Gauchinha. Ali havia um orelhão. Liguei sem sucesso, pois ele a noite não costumava atender telefone. Saí em disparada até o Jornal Correio. Em lá chegando, perguntei por Roberto Cavalcanti. Havia noticias que ele havia ido a uma reunião no Colégio Pio X. Dei a notícia da morte a Zé Fernandes e a Luiz Otávio, que estavam no jornal. Sai com os dois para o Pio X. Chegando la, vi Zé e Luiz se aproximarem de Roberto e também vi quando ele, Roberto, levou as mão ao rosto e afastou-se com Zé e Luiz Otavio.

Voltamos ao local do crime. Lá já se encontravam dezenas de pessoas,vários policiais civis e militares, além do próprio Secretário de Segurança , Fernando Milanez.

Andando de um lado para o outro e acendendo um cigarro atrás do outro, disse meu compadre Luiz Otávio: -Vê com o Secretario, cadê a porra desse pessoal do IML!?
Me dirigi ao Secretario a questioná-lo pela demora do rabecão. Ele Fernando disse... Tem razão Vereador, não havia percebido, e determinou via radio, a imediata vinda da pericia, que chegou dali a pouco, fez o levantamento do local e levou o corpo para o necrotério do IML.”

Porque hoje é sábado - Tião Lucena,



 Porque hoje é sábado
Postado por Tião Lucena, 05 de Setembro de 2015 às 05:49


Agora vai.Em Princesa os socialistas se uniram em torno de Ricardo Pereira e vão com tudo pras eleições do ano vindouro. Enfrentarão com certeza a candidata Flora Diniz, que também tem sua força, mas não tem a mesma força do marido, Sidney Oliveira, impedido de disputar por conta de problemas com a justiça. Vai ser uma bela campanha e, porque não dizer, uma campanha arrochada que só furico de jegue.
**
Pena que Gominho não esteja mais vivo para fazer seus discursos brilhantes, vibrantes e empolgantes e dizer frases célebres, como aquela que pronunciou durante um comício na Várzea: “Deixei de comer meu feijão de arranca novinho, em casa, pra vir aqui comer o furado de vocês”.
**
Ou então repetir o discurso feito lá em casa, quando nós comemorávamos minha aprovação no vestibular, em 75: “Eu não sou bacharé, mas sei fazer discurso em português, ingrês e matemática”.
**
Por isso o velho Gominho não se constrangia quando o comparavam a Alcides Carneiro. Pelo contrário, ao ouvir a comparação, respondia todo ancho: “Esse negócio de oratória é de famia”.
**
Claro que pela Paraíba afora a gente encontra rivais para Gominho no quesito oratória.Em Cajazeiras, por exemplo, logo após Zenildo Alcantara apresentar um projeto de título de cidadão no plenário da Câmara e ouvir o aparte de um colega sugerindo uma emenda ao projeto, teve que ceder espaço a outro, que achando bonito esse negócio de emenda, não contou conversa: “Nobre vereador, eu sugiro a Vossa Excelência que coloque uma remenda na emenda”.
**
Nenhum desses, porém, poderia amarrar a chuteira de Sebastião Marinho, vereador de Bonito de Santa Fé, que comprou um dicionário para aprender palavras difíceis e no comício seguinte anunciou para seus eleitores: “Benitensios! Quem vos fala é o vereador matuto e cínico.Falo para um eleitorado imbecil e asseguro que os homens do meu partido são todos degenerados. Sou grande no tamanho, porém, não tenho dignidade moral”.
**
Mas a gente não pode olvidar Miguel Olimpio e o discurso masoquista, que usava para amolecer o coração do eleitor: “Meus amigos, sofro de nove doenças:desvio de coluna, pressão baixa, úlcera duodenal, cartucho, frieira, espinhela caída, enxaqueca, bronquite asmática e, como se não bastasse, essa danada dessa hemorroida de botão que não me deixa sentar direito e me faz passar vergonha no meio do povo quando a coceira aperta”.
**
Meus abraços de hoje vão para Ricardo Pereira, Aledson Moura, Célio Alves, Edvaldo Rosas, Nininha Lucena, Joelma Muniz, Chico Florencio, Zé Duarte Lima, Sabrina Barbosa, Marta Preta, Severino Nunes,Geordie Filho, Vavá da Luz, Fred Menezes,Marcus Odilon, Maurilio Batista,Marcondes Marques, Marcos Marques, Ricardo Ramalho, Roberto de Luna Freire, Zelito Nunes, Pedro Nunes, Alysson Guizeline e Frutuoso Chaves.
**
O cartaz na igreja UNIVERSAL diz:
"Se você está cansado de pecar, entre."
E alguém escreveu logo abaixo:
Se não estiver, me ligue.
Shirley: 9315.6874
Serviço completo!!!

Porque hoje é sábado - Tião Lucena



 

Ainda dando o que falar aquele negócio da barração da presidente.Que diabos está acontecendo, que até os porteiros desconhecem Dilma? Terá sido por causa do regime?Claro, só pode ser isso.A mulher emagreceu demais e está passando incólume até dentro de casa. Daqui a pouco algum deputado metido a besta vai pedir pra ela servir um cafezinho, pensando que a presidente é a doméstica da granja do torto.
**
Ontem, no Bar do João, uma cena linda: o marido bêbado, a mulher bêbada, os dois bêbados e um rebocando o outro para casa. A vantagem é que, no acordar do dia seguinte, nenhum dos dois vai censurar o outro e não haverá aquele negócio de ressaca moral.
**
Será que os sem terra vão interditar estradas hoje? É bem capaz de sim, para desgosto e desespero de quem se atrever a pegar a rodovia em busca de algum lugar.
**
Tiro o chapéu para o prefeito de João Pessoa. A Praça da Independência ficou linda. E botaram os bancos, bancos de madeira, simpáticos bancos. Os jardins projetados por Sérgio Chaves ficaram um show.
**
A feira do Bairro dos Estados fede a esgoto. E o local mais fedorento é exatamente onde se vende carne. Dá um nojo da peste comprar a carne ali exposta, exatamente por causa da catinga de esgoto.
**
Pelos santos se beija os altares. Por isso voto em Carlos Frederico para a Presidência da OAB. Ele é apoiado por Odon Bezerra e Odon não apoiaria um cabra ruim.
**
Não vi os nomes de Miguezim Lucena, Paulo Mariano, Edmilson Lucena e Aldo Lopes de Araújo na relação dos princesenses ilustres que serão homenageados pela Rádio Princesa, dia 5 de setembro.
**
E eles são mais ilustres do que algumas mocréias que lá estão, na lista.
**
Celio Alves vai estar presente na convenção do PSB de Princesa, dia 4, nos salões da AABB.Ele, Edvaldo Rosas e um monte de celebridades do partido. Vai ser uma festa democrática, sem dúvidas.
**
Hoje eu comeria bode com cuscuz em Dona Irene, se fosse à feira da Torre, claro.Como não irei, deixo a tarefa, pesada tarefa, diga-se, para meu cumpade Paulo Mariano.
**
Alguém aí dá notícias de Cabo Lira?
**
E agora lá se vão meus abraços para Ovidio Lopes de Mendonça, Ortilo Antonio, Josinaldo Malaquinas, Varandas Filho, Levi Borges de Lima,Tavinho Santos, Otinaldo Lourenço de Arruda Melo, Silvio Carlos, Dorgival Barbosa, Assis Camelo, Assis Lopes, Arnaldo da Farmácia, Carlos Candeia, Glaucio Nóbrega, Walter Paiva, Chico de Edmundo, Dinalvo Carlos, Cicero de Ada,Tadeu Fonfon, Vavá Lima, Zé Augusto Longo da Silva, Juarez Lima e José Nominando.
**
Seu Ageu tinha fama de brabo em Santa Luzia. E todo mundo o temia. Menos Celso, que inventou de namorar a filha dele e, depois de um certo tempo, decidiu pedi-la em casamento. Para criar coragem, tomou duas garrafas de cana e, já calibrado, rumou para a casa do futuro sogro. Chegou, bateu na porta, entrou e foi logo pedindo:
-Seu Ageu, quero a buceta da sua filha em casamento.
Surpreendido com aquilo, Seu Ageu passou a mão nos olhos e balbuciou:
-Ôxente, e não é mais a mão não!?
O noivo, saltando num pé só, botou a mão acima do nariz e resmungou:
-É não, Seu Ageu, porque de punheta eu tô por aqui!

Porque hoje é sábado - Tião Lucena



 

O ex-deputado Ruy Carneiro não profetiza bem, todo mundo sabe disso. No ano passado profetizou a eleição do senador Cássio e quem se elegeu foi Ricardo. Aliás, se não fosse por causa de Ruy e de Cicero Lucena, Cássio teria permanecido aliado a Ricardo, teria apoiado a reeleição de Ricardo e seria o candidato de Ricardo em 2018. Mas ele foi seduzido pelas profecias de Ruy e de Cicero, caiu na onda, rompeu com Ricardo, se candidatou a governador e sofreu a primeira grande derrota da sua vida.
**
Agora Ruy profetiza que Ricardo vai ser cassado pelo TRE. O profeta se antecipa, inclusive, aos juízes que vão analisar o processo de Ricardo. E nós, de longe, ficamos a matutar: se for profecia, o profeta é meio desacreditado, pois não acerta uma. Se não for profecia, então ele dá a entender que conhece antecipadamente a decisão de cada juiz, o que resulta numa ofensa aos probos magistrados da nossa Corte Eleitoral, que jamais antecipariam para uma fonte interessada no julgamento o que cada um vai decidir.
**
Ontem foi dia de festa em Sousa. A cidade aniversariou e se encheu de gente. Durante o dia, houve a inauguração da nova sede da Ciretran, com a presença do governador Ricardo Coutinho. No meio da tarde, outra festa para oficializara filiação de Fábio Tyrone ao PSB. E a noite, André Gadelha assumiu o comando da festa de rua, desfilando no palanque ao lado de Cássio Cunha Lima.
**
A estrada Manaíra/Vale do Piancó está quase pronta. De Manaíra para o Vale e vice versa ficou, como se diz lá em nós, um pulo. Nada de arrodear por Patos Espinharas mais para ir à região de Princesa, saindo do Piancó, como acontecia antigamente.
**
O colega Zé Duarte fazendo um levantamento dos velhos filmes e músicas que tocavam no Cine Santa Maria nos tempos de antigamente, em Princesa. Uma beleza de trabalho.
**
Isaias Francisco de Oliveira conhecido por Boi Lalá foi preso na cidade de ITABAIANA, acusado de roubar 2 reais e estuprar galinhas da vizinhança. Ainda não sabemos se há acusação contra Boi Lalá por estupro de vaca. Mas vamos liberar o rapaz. Porque em Itabaiana o que não falta é estuprador solto. E de gente.(Vavá da Luz).
**
Segundo coleguinha do blog “Juru em Destaque”, uma aranha, daquelas grandes, de nacionalidade brasileira, pode substituir, com sua picada, o nosso milagroso viagra. O danado é encontrar quem vai ter coragem de deixar a dita cuja ferroar o dito cujo.
**
Está começando os “Caminhos do Frio”.Bananeiras,lá vou eu!
**
E agora lá se vão meus abraços acochados para João Marcelino, João Estrela, Johnson Abrantes,Zé Alan, Fabio Tyrone,André Gadelha,Aldeone Abrantes,Dedé Veras, Mundinho de Nezinho, Eilzo Matos,Raimundo de Doca, Marivone e Maria Lucena Lopes, Chico Pinto, Antonio Malvino, Ruy e Levi Dantas,Junior e Maria dos Remédios, Fernando Perisse, Ademar Nonato, os Abrantes todos, Clarence Pires , Gilberto Sarmento e Inaldo Leitão.
**
O despachante Beto Montenegro procurou o otorrinolaringologista Dr. Sabino, em Cajazeiras, queixando-se de mouquice:
-Doutor, peido com toda a altura do mundo e nada escuto -, reclamou.
Doutor Sabino passou um remédio e Beto foi embora. Voltou 15 dias depois, eufórico:
-Doutor Sabino, a coisa melhorou muito. Posso dar até uma bufinha que o ruído chega fácil, fácil aos ouvidos. E deu uma para mostrar que estava falando a verdade.
Foi quando doutor Sabino, protegendo as fuças com um lenço perfumado, sugeriu:
-Agora nós temos que curar é a sua sinusite.

Porque hoje é sábado - Tião Lucena



 

A greve dos professores, que nem bem havia começado, findou por decisão judicial. O desembargador João Alves decidiu pela ilegalidade do movimento e determinou que, caso o Sindicato da categoria insista na paralisação, pagará multa diária de 5 mil reais. Como o Sindicato não é besta e sabe que fazia greve política, acatou na hora a decisão, pois esse negócio de multa diária não é brincadeira não.
**
Com o fim da greve, acaba a preocupação do senador Cássio Cunha Lima com as criancinhas sem aula e as mães sem poder levar os filhos para as escolas, como ele chegou a dizer ontem em viagem pelas cidades sertanejas. Agora o senador pode se preocupar com coisas mais urgentes, como a seca, a falta d`água nos açudes e a insatisfação do povo de Campina Grande com o prefeito Romero Rodrigues.
**
A Associação dos Magistrados disse tudo na sua nota com relação ao que afirmou o desembargador Márcio Murilo sobre os honorários sucumbenciais dos advogados, motivo de nota ríspida da OAB contra o desembargador. Márcio Murilo, que é professor do curso de Direito, apenas teria manifestado uma opinião acadêmica sobre o novo Código de Processo Civil.
**
Notícias de chuvas no sertão. Em São José de Princesa já tem milho nascido e crescido. Mas o açude Jatobá II continua sem receber água e a ameaça de colapso no abastecimento é cada vez mais preocupante.
**
Dia 21 de junho, não esqueça, vá a Princesa participar do lançamento do livro de Paulo Mariano, “Princesa, antes e depois de 30”, um dos estudos mais completos e isentos sobre a história daquela que, sob o comando do indômito coronel Zé Pereira, tornou-se território livre e comandou uma guerra que culminou com a morte de João Pessoa.
**
Esse prefeito de Água Branca, Tarcisio Firmino, é muito ótimo demais. O cabra trabalha, conta tudo o que faz nas redes sociais e trabalha tão direitinho que a justiça passa por ele sem lhe incomodar. Agora mesmo, o TCE aprovou, por unanimidade, as suas contas referentes ao ano de 2013. Seus vizinhos bem que poderiam se espelhar no seu exemplo.
**
Vejo em Vavá da Luz, o mais encrenqueiro blogueiro da Paraíba, declarações do presidente do TCE sobre demissões de prestadores de serviço por perseguição política. Primeiro, prestador de serviço não é demitido, tem o contrato encerrado.Segundo, isso não é problema do TCE. Terceiro, quando era deputado, Artur não achava ruim quando seu primo governador trocava prestadores que não votaram nele por prestadores eleitores seus.
**
Está sobrando imóvel no mercado. Tem gente reduzindo o preço e facilitando as parcelas, mas nem assim o mercado anda. Foram com muita sede ao pote e o resultado está aí. Era previsto. Tony Show já anunciava essa possibilidade no seu programa há dois anos.
**
E agora lá se vão meus abraços para José Vieira Neto, Silvio Osias, Carmelo Reinaldo,Fernando Melo, Erialdo Pereira, Teócrito Leal, Julio Santana, Marcone Carneiro Cabral, Willis Leal, Aécio Diniz, Marcos Maivado Marinho, José Augusto Longo da Silva, Marcos Nogueira, Fernando Valaque, Chico Pinto, Jackson Bandeira, Gilson Souto Maior, Ivan Bezerra, Cardivando de Oliveira, Anacleto Reinaldo, Antonio Malvino, Petronio Souto,Murilo Sena, Afranio Bezerra,Lenilson Guedes,Linaldo Guedes,Eudes Moacir Toscano, Nakamura Black e Simorion Matos.
**
Em 2004, o popular Zeca Boca de Bacia candidatou-se a vereador e, ao encontrar Ronaldo Cunha Lima, anunciou:
-Poeta, sou candidato a vereador e quero contar com o senhor.
-Pois não, Zeca, o que é que ta faltando? -, indagou Ronaldo.
E Zeca:
-Eu quero seu apoio, poeta”.
Ronaldo entregou a bengala que usava para caminhar, avisando:
-Tá aqui o meu apoio, Zeca! Vá em frente!

Porque hoje é sábado - Tião Lucena,



Viajei a Minas, vim fazer aquela viagem que dona Cacilda sonha fazer faz anos.Quer e eu quero também conhecer o passado do nosso Brasil. Daqui a pouco rumaremos para Ouro Preto, vamos ver as coisas do Aleijadinho e reencontrar as passagens descritas nos livros de história que dona Maria Mandu nos mostrava com tanto zelo.
**
Claro que sinto inveja. Como bom Princesense,sinto.Quando menino, via minha cidade destilando história por todos os poros. Os casarões da Rua Grande contavam as coisas do seu passado, a igreja antiga, idem. Destruiram tudo. Dos casarões sobraram três, a igreja se foi, tudo caiu para surgir no lugar monstrengos mal ajambrados edificados por gente que não sente nada porque nada lhe foi ensinado.
**
A cidade de Belo Horizonte, descrita em prosa e verso pelo guia turístico como sendo um exemplo de coisa boa, está assim meio abandonada. Vi lixo nas ruas, vi faixas de protesto pregadas nas paredes, vi mendigos dormindo nas marquises, em suma, vi muita coisa que o guia escondeu, ou por vergonha ou por conveniência.
**
Comigo é assim, prestou eu digo,se não prestou, digo também.
**
A construção civil em João Pessoa em estado de alerta. Os prédios de apartamentos, construídos em profusão e com os preços nas alturas, hoje são mercadoria boiando no comércio imobiliário. Faltou comprador, quem comprou está devolvendo e ninguém se espante se dentro de breves dias aparecer venda de apartamento em promoção.
**
Também estava demais.Construíam um apartamento de 40 metros quadrados, ou seja, uma gaiola para criar passarinho pequeno,e botavam o preço de 400 mil reais. Perderam a noção de dinheiro e de valor e agora a porca começa a torcer o rabo. A recessão chegou pra valer e muito nêgo está sem dormir direito.
**
Nesta terça não estarei no Politicando. Gutemberg Cardoso, o papa do rádio e das imagens, vai mais uma vez me substituir.
**
Deputado estadual da Paraíba anda com mania de adoecer. Nos últimos dias dois deles foram pra casa, com drifuço, para dar vez aos suplentes.Deveriam ficar doentes e sem receber. Porque do jeito que está é bom demais: o doente recebe e o substituto também.
**
E agora lá se vão meus abraços para Paulo Josafá, Nilo Siqueira, Nilo Feitosa, Assis Costa, Assis Liberalquino, Airton de Caba Amaro, Marcos Pinto de Morais, Coronel Sinval, Coronel Euler Chaves, Duda Garçom, Humberto Alexandre,Aluizio de Forte Velho, Quinto de Santa Rita, Expedito Pereira, Junior e Rafael Holanda, José Augusto Longo da Silva, Marcos Marques, Marcos Nogueira e Lenilson Guedes.
**
Um casal de professores, sempre desejando um bom futuro para o seu filho, faz aquela pergunta dos sonhos.
- Filho o que você quer ser quando crescer?
O garoto responder:
- Eu quero ser politico, mãe.
A mãe, surpresa com a resposta, pergunta:
- Por que político?
- Ora mãe, porque nunca vi político saindo nas ruas para fazer manifestação por melhores salários.

Porque hoje é sábado - Tião Lucena



 Porque hoje é sábado
Postado por Delano, 28 de Março de 2015 às 10:04

Admiro o conterrâneo Paulo Mariano por sua fidelidade as origens. Agora mesmo retornou a Princesa para participar de um debate sobre a guerra de trinta e voltou cheio de boas recordações. Recordações não dos figurões da política de lá, mas de gente da terra, da gente, do povo, como Padre Maia, João França e Mané Gato, o Rei dos Pantins.
**
Nesta terça-feira você não pode perder o Politicando, aquele programa que apresento na TV Master.Vou entrevistar o nosso cronista maior, o jornalista e imortal Gonzaga Rodrigues, que com certeza terá muitas histórias para contar.
**
Agnaldo Almeida de livro pronto, porém sem recursos para editar a obra.Cadê os programas de incentivo a cultura que não adotam a obra de Agnaldo?
**
O governador Ricardo Coutinho inaugura logo mais o novo Dede, ou Vila Olimpica como queiram. Uma obra que, pela sua importância e imponência, está despertando uma ciumada danada nos seus adversários políticos.
**
Marcos Maivado Marinho comanda a partir das 10 horas mesa redonda na Jacumã FM, a rádio que tem o mais bonito e pomposo time de galegas da radiofonia paraibana.
**
Wellington Fodinha revoltado com o cartão do SUS que recebeu da Prefeitura. Simplesmente uma xerox mal ajambrada, coisa de gente pobre que não tem em casa nem material de expediente.
**
Camila Toscano e Estela Bezerra, cada uma no seu estilo, brilhando na Assembléia Legislativa. Já tem deputado enciumado.
**
Aquele comerciante com loja naquele famoso shopping precisa se cuidar. Não pode ver um priquito que mergulha de cabeça, esquecendo que,na idade provecta, tudo de mais é veneno.
**
Companheiro Marcos Pires, nosso embaixador das causas impossíveis, em missão especial desde o começo do mês,ainda não apresentou relatório conclusivo do trabalho investigativo.
**
E agora lá se vão meus abraços para João do Bar,Nenem de Cajazeiras, Dudu do Manaíra, Renato do Funcionários II, Tetéo de Guga, Duri Duri do Geisel, Gilvan de Efraim, Roque Fogueteiro, Zé de Biu, Goguinha de Benedito de Rufina, Chico de João Oliveira, Zé de Chumbinho, Tevaldo de Ortilo, Bicudo Massaroca e Maitê Proença.
**
Numa noite escura, voltando de uma carreata pelo interior, um dos ônibus, lotado de políticos sai da pista, capota duas vezes e cai numa fazenda. O fazendeiro acorda assustado e vai ver o que aconteceu. Ao se deparar com aquela terrível visão, rapidamente começa a cavar um buraco, onde enterra os corpos. Alguns dias depois, um investigador bate a sua porta e faz várias perguntas sobre o acidente. - E onde estão os políticos? - Eu enterrei eles naquela cova ali! - Mas estavam todos mortos? - espanta-se o policial. - Bem... alguns diziam que não... mas o senhor sabe como os políticos são mentirosos!

Ricardo Coutinho e o Ministério Público Eleitoral - Tião Lucena




Leitor do blog faz reparos, justos por sinal, a um artigo que publiquei ontem acusando o senador Cássio de renegar seu passado e desmentir a si próprio, quando, derrotado nas urnas, tenta um terceiro turno para assumir o Governo da Paraíba no tapetão. Esclarece o leitor, cujo nome preservo para evitar exposição desnecessária, que o Ministério Público Eleitoral também está na briga pela cassação do governador.

E é verdade.

Das Aijes interpostas, mais da metade é da lavra do Ministério Público Eleitoral.
E o leitor pergunta:

Sendo a ação parida do ventre do Ministério Público, há quem se atreva a dizer alguma coisa contra?

O Brasil é pródigo em eleger ídolos intocáveis. O maior deles foi Pelé. O segundo é o Ministério Público.

Na ótica do Brasil,o Ministério Público não erra. E quem se atrever a dizer o contrário, que prepare o lombo para a rebordosa.

Eu me atrevo a dizer que às vezes o Ministério Público é injusto.

Em 2010, sem segundas intenções, devo avisar, publiquei no meu blog uma enquete perguntando ao paraibano quem ele preferia para ser o seu senador.Era uma enquete sem pretensões maiores além de movimentar o blog e motivar o leitor.Na enquete estava dito que aquilo não tinha valor ceintífico nenhum.

O moço do Ministério Público, porém, achou que eu estava cometendo hediondo crime e me acionou. O juiz singular me absolveu. O Ministério Público apelou para o pleno do TRE, alegando que eu precisava ser condenado para dar o bom exemplo. Perdi por um voto.Apelei ao TSE e lá meu processo foi incorporado a 45 outros que nada tinham a ver com o meu, o ministro julgou o da cabeça e lascou o resto.

Resultado: O Procurador da Fazenda Nacional me executou e estou sendo intimado a pagar uma multa de 80 mil reais, a preço de março de 2014, sob pena de, se não o fizer, passar de cidadão pagador de suas dívidas a um velhaco com o nome sujo, ter bens penhorados e ficar com minha conta bancária bloqueada.

Faço um parêntesis: Antes de meu caso, a Justiça Eleitoral da Paraíba julgara Cássio Cunha Lima, cassara o seu mandato e lhe aplicara uma multa de 100 mil reais. Cássio não pagou a multa, a justiça não cobrou e a multa prescreveu.
E agora?
Devo achar que Cássio não foi cobrado porque é pobre. Eu, que sou rico, tenho que dar o bom exemplo. Pelo menos achou isso o ilustre representante do Ministério Público Eleitoral.
Por isso não acompanho a unanimidade que endeusa segmentos da sociedade e chama de demônios os outros segmentos. Todo mundo é humano e todo humano é feito de carne e osso.

Ricardo Coutinho incomoda muita gente. Ele é a antítese do político tradicional. Ele é diferente, e por sê-lo, não é digerido por quem estava acostumado a ver nos postos de mando o filho do coronel, o sobrinho do usineiro e o neto do latifundiário. Ricardo é filho de comerciante, vendeu leite nas portas de Jaguaribe para sobreviver e não precisou de pilastra familiar para ser o que é.

Na Paraíba, nós sabemos, essas qualidades são consideradas defeitos irreparáveis.Os coronéis tradicionais ainda têm poder desmedido nos limites dessa terrinha de muro baixo.

Porque hoje é sábado - Tião Lucena



 
Faz dois dias que a chuva só ensaia cair aqui em João Pessoa. Dá aquela pancadinha de nada e some, para tristeza dos que, como eu, enfrentam esse calor desumano sem poder usar o ar condicionado defeituoso das Casas Bahia.Mas vamos rezar,ter esperanças e sonhar com alguma sobrinha dos vendavais que estão caindo pelo interior do Estado.
**
Logo mais à noite, em Boqueirão, eu e Efigenius Moura estaremos divulgando nossos livros, A Guerra de Princesa e Santana do Congo para um seletivo publico que participa de semana literária naquela bela cidade. Claro que haverá noite de autógrafo.
**
A prova de que as coisas estão subindo está no quanto você traz pra casa de feira com o mesmo dinheiro da semana passada. A inflação chegou de mansinho,deu o bote,escondeu a unha e a gente só percebeu depois de roubado.
**
Emanuelle Lucena, minha sobrinha, filha da minha irmã Neci e de Flavão, festejou seus 16 anos ontem na bela vivenda do Geisel,com direito a bolo e a parabéns pra você.

Também ontem interou idade nova o dinâmico Zé Alan Abrantes, que pra variar encheu o cu de cana e ficou bebim.
**
O que leva um menino de 15 anos a matar friamente uma menina de 14 sem sentir o menor remorso? É por isso que acho que o mundo vai se acabar.
**
Quando eu morava em Princesa não tinha esse negócio de artrose nas juntas. Bastava enfiar o dedo no cu da galinha que ficava bonzinho na hora.
**
Zé Maranhão arrancou uns sinais no rosto e desmarcou compromissos previamente agendados
. Aos 80 anos, o veim continua vaidoso.
**
O deputado Aloysio Pereira está sendo bem cuidado por uma dedicada enfermeira. A moça é filha de Pereirinha do Valentina.
**
Marcos Pires agora está obrigado a comer mato e não beber nem vinho. Mas continua podendo viajar.
**
Sonho mais besta. Nele estávamos eu e Chico Pintos, ambos nus, eu correndo na frente e Chico atrás gritando: “agora é minha vez,agora é minha vez”.
**
Princesa está feia. O calçamento está horroroso.
**
Os adversários da prefeita Dona Dida,de Itabaiana, reuniam multidões em seus comícios, graças a presença de uma famosa banda onde se destacavam magérrimas dançarinas em trajes sumários. Mesmo incomodada com o sucesso da festa adversária, Dona Dida não se deixou abater:
-Meus adversários pensam que vão me vencer. Não será com esse show de meninas quase nuas, mostrando seus priquitinhos de rã.
**
Walber Virgulino, o homem dos sete instrumentos.
**
Tem nêgo sem dormir com medo de perder o emprego. Outro tanto não dorme, se pegando com todo tipo de santo pra ganhar uma boquinha.
**
E agora lá se vão meus abraços de sábado para Ricardo Ramalho,Roberto de Luna Freire, Marrocos Filho, Anita Leite, Arnaldo Almeida, Richomer Barros, Camilo Macedo, Frutuoso Chaves, Alex Filho, Antonio Malvino, Marcos Marinho, Alexandre de Luna Freire, Miguel de Brito Lira, Aécio Diniz, Sinval Gonçalves,Adalberto Targino, Wellington Fodinha, Humberto Lira, João Pinto, Alexandre Moca,Newton Arnaud,Fernando Pires,Antonio Giovani, Aldo Araújo, José Augusto Longo da Silva e Ricardo Pereira.
**
Visitando a cidade de Sousa, como governador, Ronaldo Cunha Lima foi procurado por uma funcionária que queria fazer um agradecimento.
-Muito obrigada, governador, por ter me transferido para trabalhar com o senhor no Palácio -, disse a moça, acrescentando: - mas eu tenho direito a gozar férias na minha repartição de origem. Posso gozar agora?
Ronaldo:
-Agora, não, porque tem muita gente. Depois combinamos.”

 

Porque hoje é sábado - Tião Lucena,



 

Na campanha política terminada semana passada aqui na Paraíba, o governador Ricardo Coutinho não mandou um real para os comitês do interior. A campanha foi franciscana mesmo. Ele ganhou no grito e com a apresentação das obras. Cássio gastou como se fosse o candidato que estava no Governo. Isso é uma verdade cristalina. Por isso fala-se em dívidas milionárias rolando por aí.
**
Vem aí “Água de Chocalho”, o livro mais gostoso do ano. Paulo Mariano conseguiu se superar. Vocês vão ver.
**
A gente descobre que está envelhecendo quando começa a sentir saudade do passado. Basta uma música das antigas e as lágrimas brilham nos olhos. Segundo o meu dileto amigo Marcos Pires, “isso é a porra da velhice chegando”.
**
A coluna do sábado é o lanche à base de fruta pão com bofe do meu indefecável amigo Vavá da Luz.
**
Esses viados que falam mal do Nordeste deveriam, antes,tirar a inhaca. A gente pelo menos tem água pra tomar banho.
**
Marcos Maivado Marinho botou pra quebrar em cima da mídia sacana que quis lascar o governador Ricardo Coutinho.
**
Um quilo de bode a 17 reais tá caro. Bode é bicho barato, se cria sem comer ração e não dá trabalho ao dono.Além de deixar o comedor ruim das oiças.
**
Waldson Souza, secretário de Saúde, não desgruda da pousada de Delano toda vez que vai a Princesa.
**
Delano brinda seus hóspedes com show de saxofone e sax soprano no terraço da pousada, que dá vista para o Açude do Cedro. Além de servir um peixe no coco que tem sabor de quero mais.
**
Agora em novembro tem festa em Ingá. Será o aniversário de Vavá da Luz. Quem não for, receberá uma praga e ficará com a cara de Antonio Mineral, com “istambo de gêusso” e tudo.
**
Zé Augusto Longo da Silva, pense num cabra pra escrever bonito!
**
E Ademar Nonato, radialista brabo da mulesta dos cachorros!
**
Zé Alan, guarde a galinha, agora em novembro eu chego.
**
Alguém dá notícias de Toinho do Sopão?
**
Tem nêgo se pegando com todo tipo de santo e padrinho pra ver se consegue uma boquinha no Estado.
**
Miguezim Lucena em extase. O candidato dele ganhou em Brasilia.
**
O meu também ganhou aqui na Paraíba.
**
Em sapé semana passada deu entrada no Hospital Sá Andrade um senhor de aproximadamente cinquenta anos, que se entalou com uma cenoura nas partes baixas.
**
A prefeita Tatiana Correia tomou o imóvel que servia de apoio aos policiais do Conde. A galega tá desesperada.
**
Tem um professor/articulista que escreve mais enrolado do que cabelo de cu de africano.
**
Um abraço especial para Leudo, gerente da região de ensino em Patos.
**
Vou deixar de escrever. Autor provinciano vende pouco e só tem trabalho.
**
E agora lá se vão meus abraços para Marçalzinho Lima, Tito de Tozinho, Zezinho do Botafogo,Marcos e Marcondes Marques, Alysson Filgueiras, Edgar de Elizeu Guabiraba,Valquiria Alencar, Marlene Baracuhy, Zezé Fernandes, Maria do Socorro Lopes, Gilberto Carneiro da Gama,Professor Lucio Flávio,Everaldo Maia, Terto Morais, Anchieta Gualter, Zé Gojoba,João Vanildo e Marcela Gadelha.
**
Certa vez um candidato a vereador resolveu fazer campanha pros lados das roças. Chegou em um aviário e se ofereceu para pagar tudo o que as pessoas necessitassem. Veio o primeiro e pediu uma vara de anzol. O segundo veio buscar isca para pescar. O terceiro queria uma fisga, e assim todos os que por ali passavam só pediam artigos para pescaria. O candidato mesmo intrigado com a folga do pessoal foi pagando.
Até que mais tarde chegou um sujeitinho que queria comprar uma enxada. O candidato a vereador elogiou o moço, dizendo:
- Até que enfim alguém que deseja trabalhar , parece que aqui quase todo mundo só sabe pescar. Meu filho , escolha a melhor enxada, pois ela irá auxiliá-lo no seu trabalho.
E o caipira:
- Precisa não tio, para procurar minhoca serve qualquer uma...


Comentários Nome: E-mail: Comentário:
Perfil
Tião Lucena, nascido e criado no Sertão, é jornalista desde 1975, tendo começado em A União como repórter e trabalhado em O Norte, no Correio da Paraíba, no Jornal O Momento e no jornal de Agá.

Ver perfil completo Vídeo do DiaAula de sexo anal

Ver todos os Vídeos Enquete
Quem será o vencedor da UEFA Champions League?

Real Madrid Barcelona Bayern de Munique PSG Chelsea Manchester United Colunista Mayssa Leão
Fotos do TiãoVer todos as Fotos Mais Lidas

Blog do Tião Lucena

Sidebar Menu