Vídeo - Bolsonaro anuncia na TV programa para combater incêndios na Amazônia




Presidente falou da ajuda oferecida aos estados da Amazônia Legal e de outros países para o Brasil
André Brito 
Presidente falou da ajuda oferecida aos estados e autorização de uma GLO ambiental. Foto: Carolina Antunes/PR

Em pronunciamento à Nação, em rede naxcional de rádio e TV, o presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou que a proteção da floresta amazônica é prioridade do governo, que está atuando para combater o desmatamento ilegal e “quaisquer outras atividades criminosas” que coloquem a floresta em risco.

Bolsonaro lembrou que são mais de 20 milhões de brasileiros vivendo na região amazônica e não bastam operações de fiscalização, comando e controle para proteger a região. “É preciso dar oportunidade a toda essa população para que se desenvolva junto com o restante do país. É nesse sentido que trabalham todos os órgãos do governo”, disse. De acordo com o presidente, o governo é de “tolerância zero com a criminalidade e na área ambiental não será diferente”.

Bolsonaro anunciou que ofereceu ajuda a todos os estados da Amazônia Legal e vai autorizar operação de Garantia da Lei e da Ordem, disponibilizando o efetivo das Forças Armadas para combater as atividades ilegais e a conter o avanço das queimadas na região. “Estamos numa estação tradicionalmente quente, seca e de ventos fortes em que todos os anos, infelizmente, ocorrem queimadas na região amazônica”, disse.

E o outro lado?
O presidente também falou da ajuda oferecida por países do G7, incluindo os Estados Unidos, para ajudar a controlar os incêndios, além do tratamento dado pelo Brasil ao meio ambiente. “Temos uma matriz energética limpa, renovável, e com ela estamos dando importante contribuição ao planeta. Diversos países desenvolvidos, por outro lado, ainda não conseguiram avançar com seus compromissos no âmbito do Acordo de Paris”, concluiu.

Confira a íntegra do pronunciamento





Comentários


Comentar


Sidebar Menu