Por que querem o “impeachment” de Gervasinho, neto de João e filho de Gervásio? – Por Rui Galdino



 

 Por Rui Galdino Filho ( advogado e jornalista )
Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Vejam como são as coisas na política. O deputado estadual Gervásio Maia Filho, carinhosamente conhecido por Gervasinho, mal tomou posse como o novo presidente da Assembléia Legislativa da Paraíba, e já está ocorrendo o maior rebú interno com seus colegas deputados, que inclusive, já se fala até em sua possível cassação, ou seja, estão articulando o “impeachment” de Gervasinho, da presidência da Assembléia.

Pois bem. Fiquei surpreso, quando alguns colegas me contaram ontem este fato, e mais ainda, quando li em alguns jornais e portais, matérias vinculadas à uma articulação, até então secreta, com a finalidade de retirar Gervasinho, da presidência da Casa de Epitácio Pessoa. Então, me veio a indagação: Finalmente, o que está havendo de tão grave, ao ponto de deputados da oposição e também da situação, quererem o “impeachment” de Gervasinho, da presidência da Assembléia?
As explicações que me deram, confesso, que não entendi muito bem. Então, voltei a indagar alguns colegas: Gente, qual o fato ou os fatos determinantes, concretos, que deputados da oposição e situação alegam para “cassar” Gervasinho, em tão pouco tempo na presidência da Assembléia? Então repeti a indagação: Finalmente, o que está acontecendo de tão grave, na presidência de Gervasinho, que colegas seus, estão querendo lhe tirar do comando da Assembléia?

E mais uma vez, respostas e explicações vagas e sem o menor sentido. Eu não acreditei, nem acredito no que me contaram, porém, vejam algumas explicações: 1º) Querem “cassar” Gervasinho, por que ele está se comportando como uma espécie de “pal mandado” do governador perante a Assembléia. 2º) Querem “cassar” Gervasinho, por que ele resolveu não mais transferir o prédio da Assembléia, para a Epitácio Pessoa. 3º) Querem “cassar” Gervasinho, por que ele nomeou como assessor jurídico da Assembléia, um advogado, que atua contra o governador, perante o TRE/PB.

Tem mais: 4º) Querem “cassar” Gervasinho, por que ele está mais preocupado em ser o provável candidato do governador Ricardo, à sua sucessão em 2018, do que ser presidente da Assembléia, uma vez, que vive viajando com o governador para todo lugar. 5º) Querem “cassar” Gervasinho, por que ele está atuando de maneira muito autoritária perante seus colegas e não quer muita conversa, etc, etc, etc.

Então, eu fiquei mais confuso ainda, com tantas explicações vagas, sem o menor sentido e por demais contraditórias, no sentido de quererem “cassar” o comando do presidente Gervasinho, sem a menor justa causa ou caso concreto, que configure no mínimo crime de responsabilidade, por parte do deputado Gervasinho, como presidente da Assembléia. Não tenho procuração para defender Gervasinho, porém, estes motivos até então elencados, no sentido de “cassar” a presidência do mesmo, são muito frágeis e até cômicos, se realmente forem verdadeiros.

 E eu fiquei pensando!!! Ora, a poucos dias, estive na posse de Gervasinho, como novo presidente da Assembléia, e me surpreendi com tanta gente presente. Foi uma das posses mais concorrida e prestigiada que já presenciei nos últimos tempos, e agora, a menos de dois meses daquela prestigiada posse, já estão querendo “tirar” o deputado Gervasinho, do comando da Assembléia? Sem motivo grave até então, que justifique possível cassação? Então, fiquei matutando feito bode velho, e cheguei à conclusão, tem algo errado nessa “estória” toda!

Depois, uma importante e robusta fonte, que vive o dia a dia da Assembléia, pediu reservas e me disse: “ Rui, tudo o que lhe disseram, é isso mesmo também, mas, o grande problema que está acontecendo é o seguinte: 1º) Gervasinho, recebeu uma Assembléia com dívidas diversas ( locação de imóveis atrasados, débitos previdenciários, etc ). 2º) Gervasinho, também encontrou um verdadeiro “trem da alegria”, recheado de funcionários comissionados fantasmas, funcionários do quadro sem dar expediente, muita gente empregado na Assembléia sem trabalhar, morando no interior e até fora do estado, etc”.

E disse mais: “ Então, Rui, diante do quadro caótico que encontrou, Gervasinho, resolveu agir e de uma canetada só, exonerou todos os cargos comissionados e determinou que os funcionários do quadro que recebiam ser trabalhar, voltassem para dar expediente, sob pena de ter os contra-cheques bloqueados. E aí, todas essas medidas, causou e vem causando uma grande confusão, pois, a cobrança dessa gente em cima dos deputados é muito grande, e ninguém quer perder votos”.
Disse ainda: “ Além disso, Rui, Gervasinho, cortou muitos outros gastos na Assembléia, que ele entendeu desnecessário, no sentido de economizar, sanear e equilibrar as finanças do Poder Legislativo. E tudo isso, e muito mais, vem contrariando os interesses dos deputados, por isso, a confusão interna é grande, e querem SIM, destituir Gervasinho, da presidência da Assembléia”.

Haaaaaaaaa!! Deixa-me ver se entendi direito essa “estória”. Então, quer dizer, que deputados da oposição e da situação, querem o “impeachment” urgente de Gervasinho, por que estão tendo interesses pessoais e eleitoreiros contrariados? Pode isso? Isso é motivo para querer “cassar” da presidência de um poder, um jovem e combativo deputado, que está querendo ajustar as coisas na Assembléia e fazer o dever de casa correto?

Quer dizer, que estão querendo “cassar” Gervasinho, por que ele quer moralisar e acabar com o empreguismo e clientelismo desenfreado que dizem que existe e sempre existiu no Poder Legislativo da Paraíba? Querem “cassar” Gervasinho, por que ele quer empoderar o povo, trazendo o povo para dentro da Assembléia, que todos dizem ser a casa do povo? Querem “cassar” Gervasinho, por que ele reabriu depois de muitos anos, o PARLATÓRIO da Assembléia, para que o povo tenha vez e voz defronte a Praça João Pessoa? Será isso mesmo, ou eu entendi tudo errado?

Me disseram, que Gervasinho, vai pagar o atrasado e devolver todos os imóveis alugados pela Assembléia, e que isso, também está contrariando muita gente. Gervasinho, vai usar o dinheiro da Assembléia, para fazer uma grande e profunda reforma no prédio principal e está alugando o famoso, histórico, tradicional e bonito prédio do Paraíba Pálace, para colocar todos os demais anexos, centralizando o Poder Legilativo em apenas dois lugares próximos um do outro ( Prédio principal e Paraíba Pálace ).

Além disso, Gervasinho, vai construir uma rampa externa, para um melhor acesso popular ao PARLATÓRIO, bem como, vai instalar no local, um potente e eficiente sistema de som, para as manifestações populares que desejarem usar o PARLATÓRIO da Assembléia. Será que tem gente que está com ciúmes político e inveja de Gervasinho, pelo fato dele querer fazer diferente e agir de maneira republicana no comando do Poder Legislativo?

Conheço o deputado Gervasinho. Sempre foi muito atuante tanto na oposição, quanto na situação. É um jovem aguerrido, destemido, competente, carismático e de tradicional família política paraibana. Além disso, é um político sério, corajoso, correto e que não leva desaforos para casa. É UM MAIA! Não acredito que deputados, principalmente, aqueles da bancada governista, queiram “cassar” Gervasinho, sem justa causa, sem fato concreto grave que possa ensejar um crime de responsabilidade.

É preciso que Gervasinho, tenha muito cuidado, pois, toda mudança e ações que contrariam interesses, principalmente interesses que NUNCA foram contrariados, geram imensas reações! Porém, Gervasinho sabe, que administrar bem, é enfrentar desafios e contrariar interesses. Quem não se lembra dos problemas e das mudanças que o governador Ricardo Coutinho, enfrentou e fez a partir de 2010, e que ainda hoje faz, para que a Paraíba não retroceda e avance cada vez mais?

Pois bem. Gervasinho, que foi um combativo opositor de Ricardo, terminou se convencendo que o governador estava certo e hoje é um dos seus principais discípulos, tanto o é, que o governador tem o maior respeito e admiração por ele. Na presidência da Assembléia, Gervasinho, está querendo fazer a coisa certa, está querendo fazer as mudanças e reformas necessárias, está querendo empoderar o povo, está querendo acabar com o empreguismo e clientelismo exagerado, está querendo economizar e fazer o dinheiro público render mais em favor da maioria do povo, etc, etc, etc, e tem DEPUTADOS achando ruim e querendo lhe “cassar” ?
Tenha a santa paciência! Gente, o Brasil e a Paraíba em especial, estão mudando e mudando para melhor. É preciso entender que o povo está mais vigilante e que as redes sociais na sua horizontalidade, destronaram os grandes impérios de comunicação, que manipulavam os fatos e as notícias, e que agora, a realidade é outra.

Caro deputado Gervasinho, cuidado, porém, não tenha medo de fazer a coisa certa, pois, a maioria do povo paraibano estará ao seu lado. Se tem deputados que querem lhe “cassar”, por que o senhor está contrariando alguns interesses pessoais deles, em benefício da maioria do povo, ENFRENTE-OS!!!! Honre a tradição de seu avô, João Agripino e de seu pai, Gervásio Maia, ambos de saudosa memória, e que deixaram um exemplo histórico de honestidade, coragem, dignidade e republicanismo para o povo paraibano e brasileiro.

Não tenha medo de fazer a coisa certa. E quem for galho podre ou seco, que se quebre. Faça as mudanças e reformas que o Poder Legislativo da Paraíba precisa e merece. Tudo tem a sua hora e o seu tempo. Não foi à toa que V. Exa. chegou à presidência da Assembléia, num momento de muitas transformações que o Brasil vem passando. Assim como o governador Ricardo, tem mudado a história do Poder Executivo da Paraíba para melhor, o senhor também, poderá mudar a história do Poder Legislativo paraibano para melhor. Não tenha medo, pois, a maioria do povo estará ao seu lado. ADELANTE!





Comentários


Comentar


Sidebar Menu